Pesquisadores desenvolvem tecnologia que “empresta” bateria de um smartphones para outro
« Voltar
Pesquisadores da Universidade de Bristol desenvolveram um método que permite uma smartphone “empreste” bateria para outro celular. Chamada de PowerShake, a novidade usa o carregamento sem fio para transferir energia de um dispositivo para o outro, mesmo em movimento.
“Quando os primeiros celulares foram lançados, as pessoas pensaram que estavam finalmente livres dos fios, mas esses aparelhos ainda precisam ser conectados a um fio para serem recarregados. Agora estamos procurando libertar os celulares de novo, encontrando uma maneira de gerenciar a energia sem conectar”, explica Mike Fraser, um dos responsáveis pela pesquisa.
O carregamento sem fio envolve, pelo menos, duas bobinas: uma no transmissor e outra no receptor de energia. Quando uma corrente elétrica passa através da bobina transmissora, ela cria um campo eletromagnético que pode transferir carga para outra bobina. Segundo os cientistas, a transmissão funciona melhor em curtas distâncias.
De acordo com o Olhar Digital, os pesquisadores garantiram, através de testes, que nenhuma energia transmitida tenha capacidade de atingir o tecido humano. As bobinas foram desenvolvidas para serem flexíveis, o que significa que elas podem ser incorporadas em pulseiras de relógios.
O PowerShake cabe em pequenos dispositivos e funciona rapidamente. Segundo o estudo, são necessários 12 segundos de carregamento para 1 minuto de conversa em uma chamada comum. 2 minutos de carga seriam suficientes para 4 minutos de reprodução de um vídeo. A desvantagem da tecnologia é que ela precisa do dobro de energia que transmite para funcionar.
Para a próxima fase da pesquisa, o objetivo é testar o PowerShake em ambientes reais. “Queremos ver se ele realmente funciona e se as pessoas o acham útil”, afirma Fraser.
Atuando no mercado de desenvolvimento de sites desde 2006, a e-nology atua para aproximar você e seu cliente através da internet com soluções para as mais variadas áreas de atuação e tamanhos de empresas.
Consulte-nos e descubra como é simples ter seu negócio divulgado na internet.